sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Teoria Tectónica de Placas

O princípio chave da tectónica de placas é a existência de uma litosfera constituída por placas tectónicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera.

As placas contactam umas com as outras ao longo dos limites de placas, estando estes associados a eventos geológicos como terramotos e a criação de elementos topográficos como cadeias montanhosas, vulcôes e fossas oceânicas. A maioria dos vulcões activos do mundo situa-se ao longo dos limites de placas.
A distinção entre crusta continental e crusta oceânica baseia-se na diferença de densidades dos materiais que constituem cada uma delas; a crusta oceânica é mais densa devido às diferentes proporções dos elementos constituintes, em particular do silico. A crusta oceânica é mais pobre em sílicas e mais rica em minerais máficos (geralmente mais densos), enquanto que a crusta continental apresenta maior percentagem de minerais félsicos (em geral menos densos).

Tipos de Limites

Limites conservativos - ocorrem quando as placas deslizam, uma na outra, ao longo de falhas transformantes.
Limites divergentes - ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra.
Limites Convergentes -  ocorrem quando duas placas se movem uma em direcção à outra, formando uma zona de subducção ou uma cadeia montanhosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário