sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Métodos de datação físicos

Para além do registo estratrigráfico e biostratrigrafico, os cientistas recorreram aos métodos físicos que permitem a datação absoluta e baseiam-se no decaimento radioctivo de alguns elementos presentes no nosso planeta - datações radiométricas.

Decaimento radioactivo

Ocorre em núcleos de átomos de elementos instáveis. Nestes núcleos, a força que une os protões e os neutrões não é suficiente elevada para impedir que ocorram modificaçoes no seu número, que são acompanhadas pela libertação de particulas atómicas ou ondas electromagneticas.

Magnestostratigrafia

A Magnetostratigrafia é o método físico que faz o estudo das características magnéticas das rochas de diferentes idades (paleomagnetismo), permitindo concluir acerca da polaridade do campo magnético terrestre aquando da sua formação, sabendo que ciclicamente há inversões de polaridade no campo magnético do nosso planeta.

O magnetismo que fica registado nos minerais magnéticos aquando da sua cristalização ou re-cristalização é chamado “magnetismo remanescente”, no entanto as rochas apresentam uma segunda magnetização, esta mais recente que a original, que é imposta pelo campo magnético actual.

Com a descoberta deste magnetismo “impresso” nas rochas surgiram as primeiras evidencia da variação do campo magnético terrestre ao longo do tempo geológico, note-se que estas variações podem ser de alguns graus ou inversões de polaridade, sendo que a polaridade Normal corresponde à actual posição dos pólos magnéticos, fazendo coincidir o pólo norte magnético com o pólo norte geográfico e o mesmo acontecendo com o sul magnético e o pólo sul geográfico, a polaridade inversa corresponde a situação oposta, neste caso os fluxos magnéticos invertem-se dirigindo-se do pólo norte magnético até ao pólo sul magnético.

Sem comentários:

Enviar um comentário