sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cadeias montanhosas

O conjunto de processos da formação de uma montanha é designada por orogenia.

Existem cadeias montanhosas já formadas há centenas de milhões de anos e outras mais recentes, como os Himalaias que começaram a formar-se há cerca de 45 M.a.
Estas podem originar-se em vários contextos mas a maioria trata-se de cadeias montanhosas de margem associadas ás margens das placas litosféricas nos limites convergentes.





Cadeias de subducção

Geram-se nos limites convergentes de 2 placas, em que a mais densa sofre o afundamento por baixo da placa menos densa, mergulhando para o manto superior. Nestes ambientes de subducção há elevada actividade sismica.




Cadeias de obducção


Na colisão entre 2 placas ocorre o carreamento de material em resultado das forças intensas que se geram drante a colisão. E permite o transporte de materiais prevenientes da placa oceânica para cima da crusta oceânica.








Cadeias de colisão

Colisão de 2 placas listosféricas continentais orifina a formação de cadeias montanhosas de colisão. O choque entre estas 2 placas com densidades iguais impede a ocorrência de subducção. Ocorre entao o espassamento da litosfera na regiao de colisao podendo atingir 70 km com elevaçao do terreno.

Sem comentários:

Enviar um comentário