Principio da Horizontalidade Original - Acumulaão de sedimentos ocorre na horizontal ou muito próximo desta. Os estratos que se encontram actualmente na diagonal ou vertical sofream modificações após a sua deposição.
Principio da Sobreposição - A deposição de estratos ocorrem sempre por ordem cronológica, da base para o topo. Se não ocorrerem perturbações de natureza tectónica, um estrato é mais recente do que o que estrato depositado em cima.
Principio da Intersecção - Aplica-se a estratos que são afectados por estruturas ( filoe, diques ... ), em que estes elementos são mais recentes do que os estratos que intersectam.
Principio da Inclusão - Aplica-se essencialmente a rochas compostas por fragmentos de outras rochas. Um estrato é mais recente do que as rochas ou sedimentos que incluiu ou assimilou.
Principio da continuidade Lateral - Embora o estrato se estenda lateralmente por longas distâncias, possui a mesma idade em toda a sua extenção lateral. Este principio é fundamental para caracterizar o ambiente de formação das diferentes rochas e correlacionar litologias que se podem encontrar distantes, pos num mesmo estrato podem ocorrem variações litológicas.
Ciclos de Gelo-Degelo

A alternância ritmica de estratos formados no Verao e no Inverno origina varvitos que é composto por um par de estratos que se deposita anualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário