sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Datação relativa

Para proceder com a datação relativa dos diferentes estratos, os geólogos recorrem aos principios estratigráficos fundamentais:

Principio da Horizontalidade Original - Acumulaão de sedimentos ocorre na horizontal ou muito próximo desta. Os estratos que se encontram actualmente na diagonal ou vertical sofream modificações após a sua deposição.
Principio da Sobreposição - A deposição de estratos ocorrem sempre por ordem cronológica, da base para o topo. Se não ocorrerem perturbações de natureza tectónica, um estrato é mais recente do que o que estrato depositado em cima. 
Principio da Intersecção - Aplica-se a estratos que são afectados por estruturas ( filoe, diques ... ), em que estes elementos são mais recentes do que os estratos que intersectam.
Principio da Inclusão - Aplica-se essencialmente a rochas compostas por fragmentos de outras rochas. Um estrato é mais recente do que as rochas ou sedimentos que incluiu ou assimilou.
Principio da continuidade Lateral - Embora o estrato se estenda lateralmente por longas distâncias, possui a mesma idade em toda a sua extenção lateral. Este principio é fundamental para caracterizar o ambiente de formação das diferentes rochas e correlacionar litologias que se podem encontrar distantes, pos num mesmo estrato podem ocorrem variações litológicas.

Ciclos de Gelo-Degelo

No Verão, com o aumento da temperatura, ocorre o degelo parcial dos glaciares. O aumento do caudal do rio permite transportar sedimentos. Os mais grosseiros depositam-se na montante e os mais finos perto dos glaciares. Estes sedimentos formam uma camada azul clara no fundo do lago, que adquire, por vezes, tonalidades entre o azul e o verde com aspecto leitoso que indica presença de muitos sedimentos em suspensão. No Inverno já não ocorre degelo devido às baixas temperaturas e os rios reduzem o transporte para lagos. A camada que se forma apresenta uma cor mais escura e tende a ser mais fina sendo facilmente destinguivel da camada de Verão.

A alternância ritmica de estratos formados no Verao e no Inverno origina varvitos que é composto por um par de estratos que se deposita anualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário